tag:blogger.com,1999:blog-3182582828402062102023-11-15T10:32:52.839-03:00TOCAR VIOLÃO FACILMENTEEspaço para divulgar conhecimentos, técnicas, aulas práticas e teóricas sobre violão popular e clássico.Prof. Otáviohttp://www.blogger.com/profile/03138637956859658669noreply@blogger.comBlogger5125tag:blogger.com,1999:blog-318258282840206210.post-39593102620199171452013-06-14T17:20:00.001-03:002013-06-14T17:20:07.944-03:00Afinação de Violão - Dicas para Principiantes<iframe allowfullscreen="" frameborder="0" height="344" src="//www.youtube.com/embed/MpofB_qe9ok" width="459"></iframe>Prof. Otáviohttp://www.blogger.com/profile/03138637956859658669noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-318258282840206210.post-86084476051685140372010-05-07T10:03:00.000-03:002010-05-07T10:03:59.410-03:00ESCALAS MENORES NATURAIS E COM SUSTENIDOS (#)<span style="font-size: large;"><span style="font-family: "Trebuchet MS",sans-serif;">É só clicar no título desta postagem que será aberto no google docs as escalas menores naturais e as com acidente, no caso sustenido. Na sequência as escalas menores naturais e bemolizadas e depois as escalas menores harmônicas e melódicas. </span></span>Prof. Otáviohttp://www.blogger.com/profile/03138637956859658669noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-318258282840206210.post-50027253508470728162010-05-03T01:51:00.000-03:002010-05-03T01:51:47.725-03:00ESCALAS MAIORES BEMOLIZADASAqui apresento o link do google docs das escalas bemolizadas. Na sequência vamos ver as escalas menores. Todas as escalas aqui vem também com tablaturas. Há 3 formas de se escrever para violão e guitarra, por notação musical, por cifras e por tablaturas. A forma mais completa é por música, por partitura. Assim é necessário que o aluno conheça os três sistemas para ser um músico mais eficiente. Prof. Otáviohttp://www.blogger.com/profile/03138637956859658669noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-318258282840206210.post-19346984158433669732010-05-01T15:34:00.001-03:002010-05-03T01:43:35.468-03:00Escalas Maiores sustenidos #<b><span style="font-size: x-large;">Como identificar escalas maiores?</span></b><br />
<b><span style="font-size: x-large;"><span style="font-size: small;"> As escalas são formadas por graus. Cada escala maior tem 7 notas musicais consecutivas, uma seguida da outra e tem sua estrutura que se caracteriza por uma determinada organização de tons e semitons.</span></span></b><br />
<b><span style="font-size: x-large;"><span style="font-size: small;">Para se entender este conceito de escala e seu funcionamento é preciso compreender que é o tom. Tom é a maior distância sonora entre uma nota e a outra subsequente para cima ou para baixo desta. Por exemplo, se temos a nota ré=D, a nota anterior é dó=C e a posterior é mi=E entre cada uma delas, a maior distância é um tom de diferença. Porém entre o dó e o ré há uma nota que chamamos de semitom que é a menor distância sonora entre notas musicais que pode ser, dependendo da escala um dó# ou um ré<i>b</i>. Isso acontece claro na música ocidental porque na música oriental indiana ou japonesa, há uma outras notas como 1/4 de tom. 1/8 de tom etc.</span></span></b><br />
<b><span style="font-size: x-large;"><span style="font-size: small;">Então para se ter uma escala maior é preciso ter-se uma estrutura de tonalidade que é a forma como se agrupam os tons e semitons</span></span></b><br />
<b><span style="font-size: x-large;"><span style="font-size: small;"> </span></span></b><br />
<b><span style="font-size: x-large;"><span style="font-size: small;">Na escala de Dó maior = C temos:</span></span></b><br />
<b><span style="font-size: x-large;"><span style="font-size: small;"><br />
</span></span></b><br />
<b><span style="font-size: x-large;"><span style="font-size: small;">DÓ RÉ MI FÁ SOL LÁ SÍ DÓ </span></span></b><br />
<b><span style="font-size: x-large;"><span style="font-size: small;">1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º são os graus da escala</span></span></b><br />
<br />
<b><span style="font-size: x-large;"><span style="font-size: small;"> 1 t + 1 t + 1st +1 t + 1 t + 1 t + 1 st caracterizam escala maior </span></span></b><br />
<b><span style="font-size: x-large;"><span style="font-size: small;"> Assim toda escala maior terá entre o 3º e 4º e 7º e 8º uma menor diferença entre as notas que é o SEMITOM. Por isso, quando olhamos o teclado do piano entre as teclas do mi e fá e do sí e do dó não há tom e sim semitom por isso não há tecla preta entre elas.</span></span></b><br />
<b><span style="font-size: x-large;"><span style="font-size: small;">DICAS</span></span></b><br />
<b><span style="font-size: x-large;"><span style="font-size: small;">1 - a escala de Dó maior não tem acidentes ou seja, não tem sustenidos # ou bemóis <i>b;</i></span></span></b><br />
<b><span style="font-size: x-large;"><span style="font-size: small;">2 -<i> </i>as escalas maiores com sustenidos=# são formadas a partir do 5º grau, a primeira é a de dó maior o 5º grau é sol=G e o 5º grau de sol é ré=D e assim sucessivamente;</span></span></b><br />
<b><span style="font-size: x-large;"><span style="font-size: small;">3 - a cada formação de escala terá uma armadura de clave, ou seja no início de cada música haverá a "montagem" da ordem dos sustenidos ou bemóis que irão indicar a TONALIDADE DA MÚSICA.</span></span></b><br />
<b><span style="font-size: x-large;"><span style="font-size: small;"> </span> </span></b> <br />
<br />
Apresento aqui, um link no google docs para visualizar as escalas maiores. Na sequência iremos apresentar as escalas maiores com bemóis, depois as escalas menores, pentatônicas e exóticas.<br />
Bom estudo.Prof. Otáviohttp://www.blogger.com/profile/03138637956859658669noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-318258282840206210.post-70423559378241978132010-03-26T20:25:00.001-03:002010-03-26T20:25:35.471-03:00Programa do Curso de Violão<div class="Section1"><p style=" margin-left:0pt; margin-right:0pt; text-align:center"><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><b><i><font size="5">MÉTODO BÁSICO DE VIOLÃO POPULAR</font></i></b></span></p><p style=" margin-left:0pt; margin-right:0pt; text-align:center"><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><b><i><font size="5"> </font></i></b></span></p><p style=" margin-left:0pt; margin-right:0pt; text-align:center"><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><b><i><font size="5">TEORIA</font></i></b></span></p><p style=" margin-left:0pt; margin-right:0pt; text-align:center"><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><b><i><font size="5">PERCEPÇÃO</font></i></b></span></p><p style=" margin-left:0pt; margin-right:0pt; text-align:center"><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><b><i><font size="5">HARMONIZAÇÃO POPULAR</font></i></b></span></p><p style=" margin-left:0pt; margin-right:0pt; text-align:center"><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><b><i><font size="5"> </font></i></b></span></p><p style=" margin-left:0pt; margin-right:0pt"><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><font size="4">PROGRAMA DO CURSO - prof. Otávio – OMB 28.485</font></span></p><p style=" margin-left:0pt; margin-right:0pt"><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><font size="4"> </font></span></p><p style=" margin-left:0pt; margin-right:0pt"><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><b><font size="4">I – Apresentação:</font></b></span></p><p style=" margin-left:0pt; margin-right:0pt"><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><font size="3">-Objetivos Gerais</font></span></p><p style=" margin-left:0pt; margin-right:0pt"><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><font size="3">-Objetivos Específicos</font></span></p><p style=" margin-left:0pt; margin-right:0pt"><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><b><font size="4"> </font></b></span></p><p style=" margin-left:0pt; margin-right:0pt"><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><b><font size="4">II – História do Instrumento</font></b></span></p><p style=" margin-left:0pt; margin-right:0pt"><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><b><font size="4"> </font></b></span></p><p style=" margin-left:0pt; margin-right:0pt"><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><b><font size="4">III – Instrumento – sua apresentação</font></b></span></p><p style=" margin-left:0pt; margin-right:0pt"><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><font size="4">Manutenção e Cuidados</font></span></p><ul type="disc"><li><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><font size="3">cordas</font></span></li><li><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><font size="3">tarrachas</font></span></li><li><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><font size="3">rastilho</font></span></li><li><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><font size="3">braço</font></span></li><li><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><font size="3">escala</font></span></li><li><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><font size="3">trastos</font></span></li><li><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><font size="3">cavalete</font></span></li><li><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><font size="3">corpo</font></span></li></ul><p style=" margin-left:0pt; margin-right:0pt"><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><b><font size="4">IV – Onde e Como Utilizar o Instrumento</font></b></span></p><p style=" margin-left:0pt; margin-right:0pt"><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><font size="4"> </font></span></p><p style=" margin-left:0pt; margin-right:0pt"><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><b><font size="4">V – Noções Preliminares da Teoria Musical – 1º Parte</font></b></span></p><p style=" margin-left:0pt; margin-right:0pt"><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><font size="3">1 – Notação Musical</font></span></p><p style=" margin-left:0pt; margin-right:0pt"><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><font size="3">2 – Notas Musicais</font></span></p><p style=" margin-left:0pt; margin-right:0pt"><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><font size="3">3 – Pauta ou Pentagrama</font></span></p><p style=" margin-left:0pt; margin-right:0pt"><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><font size="3">4 – Claves</font></span></p><p style=" margin-left:0pt; margin-right:0pt"><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><font size="3">5 – Valores Musicais</font></span></p><p style=" margin-left:0pt; margin-right:0pt"><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><font size="3">6 – Ponto de Aumento</font></span></p><p style=" margin-left:0pt; margin-right:0pt"><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><font size="3">7 – Compasso</font></span></p><p style=" margin-left:0pt; margin-right:0pt"><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><font size="3">8 – Andamentos e usos do metrônomo</font></span></p><p style=" margin-left:0pt; margin-right:0pt"><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><b><font size="4">VI – Afinação – exercícios de percepção sonora</font></b></span></p><p style=" margin-left:0pt; margin-right:0pt"><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><font size="4"> </font></span></p><p style=" margin-left:0pt; margin-right:0pt"><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><b><font size="4">VII – Como Tocar Violão – estilo clássico e popular</font></b></span></p><p style=" margin-left:0pt; margin-right:0pt"><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><font size="4"> </font></span></p><p style=" margin-left:0pt; margin-right:0pt"><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><b><font size="4">A – Mão Direita</font></b></span></p><p style=" margin-left:0pt; margin-right:0pt"><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><b><font size="4"> </font></b></span><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><font size="3">1 – Quanto ao toque dos dedos</font></span><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><font size="3"> </font></span></p><p style=" margin-left:0pt; margin-right:0pt"><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><font size="3"> </font></span><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><font size="3"> </font></span><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><font size="3">Indicador – Médio – Anular – Polegar</font></span></p><p style=" margin-left:0pt; margin-right:0pt"><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><font size="3"> </font></span><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><font size="3">2 – Preparação da Mão Direita</font></span></p><p style=" margin-left:0pt; margin-right:0pt"><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><font size="3"> </font></span><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><font size="3">3 – Simbologia para representação da ação da mão direita</font></span></p><p style=" margin-left:0pt; margin-right:0pt"><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><font size="3"> </font></span><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><font size="3">4 – Simbologia para determinar localização das notas musicais</font></span></p><p style=" margin-left:0pt; margin-right:0pt"><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><font size="3"> </font></span><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><font size="3">5 – Dedilhado – tipos e nomemclaturas de representação</font></span></p><p style=" margin-left:0pt; margin-right:0pt"><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><font size="3"> </font></span><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><font size="3">6 – Uso da palheta</font></span></p><p style=" margin-left:0pt; margin-right:0pt"><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><b><font size="3">Exercícios da Mão Direita</font></b></span></p><p style=" margin-left:0pt; margin-right:0pt"><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><b><font size="3"> </font></b></span><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><b><font size="3">Tipo 1:</font></b></span></p><p style=" margin-left:0pt; margin-right:0pt"><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><b><font size="3"> </font></b></span><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><b><font size="3">Objetivo – </font></b></span><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><font size="3">desenvolver movimentação dos dedos indicador, médio e anular</font></span></p><p style=" margin-left:0pt; margin-right:0pt"><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><b><font size="3"> </font></b></span><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><b><font size="3">Tipo 2:</font></b></span></p><p style=" margin-left:0pt; margin-right:0pt"><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><b><font size="3"> </font></b></span><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><b><font size="3">Objetivo – </font></b></span><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><font size="3">desenvolver o uso do polegar direito</font></span></p><p style=" margin-left:0pt; margin-right:0pt"><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><font size="3"> </font></span><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><b><font size="3">Tipo 3:</font></b></span></p><p style=" margin-left:0pt; margin-right:0pt"><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><b><font size="3"> </font></b></span><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><b><font size="3">Objetivo – </font></b></span><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><font size="3">desenvolver a combinação da ação de todos os dedos</font></span></p><p style=" margin-left:0pt; margin-right:0pt"><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><b><font size="3"> </font></b></span><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><b><font size="3">Tipo 4:</font></b></span></p><p style=" margin-left:0pt; margin-right:0pt"><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><b><font size="3"> </font></b></span><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><b><font size="3">Objetivo – </font></b></span><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><font size="3">percepção sonora dos diversos tipo de dedilhado</font></span></p><p style=" margin-left:0pt; margin-right:0pt"><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><b><font size="3"> </font></b></span><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><b><font size="3">Tipo 5:</font></b></span></p><p style=" margin-left:0pt; margin-right:0pt"><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><b><font size="3"> </font></b></span><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><b><font size="3">Objetivo – </font></b></span><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><font size="3">desenvolver o uso da palheta</font></span></p><p style=" margin-left:0pt; margin-right:0pt"><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><b><font size="3">B – Mão Esquerda</font></b></span></p><p style=" margin-left:0pt; margin-right:0pt"><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><b><font size="3"> </font></b></span><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><font size="3">1 – Quanto ao toque dos dedos:</font></span></p><p style=" margin-left:0pt; margin-right:0pt"><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><font size="3"> </font></span><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><font size="3"> </font></span><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><font size="3">Indicador – Médio – Anular – Polegar</font></span></p><p style=" margin-left:0pt; margin-right:0pt"><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><font size="3"> </font></span><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><font size="3">2 – Preparação da Mão Esquerda</font></span></p><p style=" margin-left:0pt; margin-right:0pt"><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><font size="3"> </font></span><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><font size="3">3 – Simbologia para representação da ação da mão direita</font></span></p><p style=" margin-left:0pt; margin-right:0pt"><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><font size="3"> </font></span><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><font size="3">4 – Simbologia para determinar a localização das notas musicais – 1º, 2º, 3º, 4º, 5º e 6º Cordas</font></span></p><p style=" margin-left:0pt; margin-right:0pt"><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><font size="3"> </font></span><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><font size="3">5 – Relatividade Entre as Cordas</font></span></p><p style=" margin-left:0pt; margin-right:0pt"><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><b><font size="3">Exercícios da Mão Esquerda</font></b></span></p><p style=" margin-left:0pt; margin-right:0pt"><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><b><font size="3"> </font></b></span><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><b><font size="3">Tipo 6:</font></b></span></p><p style=" margin-left:0pt; margin-right:0pt"><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><b><font size="3"> </font></b></span><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><b><font size="3">Objetivos – </font></b></span><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><font size="3">Combinação do uso das duas mãos desenvolvendo digitação</font></span></p><p style=" margin-left:0pt; margin-right:0pt"><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><b><font size="3"> </font></b></span><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><b><font size="3">Tipo 7:</font></b></span></p><p style=" margin-left:0pt; margin-right:0pt"><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><b><font size="3"> </font></b></span><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><b><font size="3">Objetivos – </font></b></span><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><font size="3">Pestana simples e completa</font></span></p><p style=" margin-left:0pt; margin-right:0pt"><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><b><font size="3"> </font></b></span><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><b><font size="3">Tipo 8:</font></b></span></p><p style=" margin-left:0pt; margin-right:0pt"><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><b><font size="3"> </font></b></span><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><b><font size="3">Objetivos - Aquecimento </font></b></span></p><p style=" margin-left:0pt; margin-right:0pt"><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><font size="3"> </font></span></p><p style=" margin-left:0pt; margin-right:0pt"><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><b><font size="3">VII – TEORIA MUSICAL – 2º PARTE</font></b></span></p><p style=" margin-left:0pt; margin-right:0pt"><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><font size="3">9 – Acentuação Musical</font></span></p><p style=" margin-left:0pt; margin-right:0pt"><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><font size="3">10 – Acidentes</font></span></p><p style=" margin-left:0pt; margin-right:0pt"><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><font size="3">11 – Ligaduras – melódicas e de expressão</font></span></p><p style=" margin-left:0pt; margin-right:0pt"><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><font size="3">12 – Síncope</font></span></p><p style=" margin-left:0pt; margin-right:0pt"><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><font size="3">13 – Contratempo</font></span></p><p style=" margin-left:0pt; margin-right:0pt"><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><font size="3">14 – Quialteras</font></span></p><p style=" margin-left:0pt; margin-right:0pt"><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><font size="3">15 – Graus da Escala Diatônica</font></span></p><p style=" margin-left:0pt; margin-right:0pt"><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><font size="3">16 – Tons e Semitons</font></span></p><p style=" margin-left:0pt; margin-right:0pt"><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><font size="3">17 – Tonalidade – Ordem dos sustenidos e bemóis – armadura</font></span></p><p style=" margin-left:0pt; margin-right:0pt"><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><font size="3">18 – Representação das Escalas</font></span></p><p style=" margin-left:0pt; margin-right:0pt"><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><font size="3"> </font></span><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><font size="3">Exercício de percepção</font></span></p><p style=" margin-left:0pt; margin-right:0pt"><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><font size="3"> </font></span><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><font size="3">Tipo 9: audiência de reconhecimento e diferenciação de </font></span><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><font size="3"> </font></span><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><font size="3"> </font></span><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><font size="3"> </font></span><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><font size="3">escalas e tonalidades</font></span></p><p style=" margin-left:0pt; margin-right:0pt"><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><font size="3">19 – Reconhecimento de tonalidade de um trecho ou de músicas</font></span></p><p style=" margin-left:0pt; margin-right:0pt"><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><font size="3">20 – Modos e Escalas de Musicais</font></span></p><p style=" margin-left:0pt; margin-right:0pt"><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><font size="3">21 – Escalas Maiores</font></span></p><p style=" margin-left:0pt; margin-right:0pt"><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><font size="3">22 – Escalas Menores</font></span></p><p style=" margin-left:0pt; margin-right:0pt"><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><font size="3"> </font></span><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><font size="3">22.1 – Escalas Menores Harmônicas</font></span></p><p style=" margin-left:0pt; margin-right:0pt"> <span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><font size="3"> </font></span><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><font size="3">22.2 – Escalar Menores Melódicas </font></span></p><p style=" margin-left:0pt; margin-right:0pt"><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><font size="3">23 – Escalas Exóticas</font></span></p><p style=" margin-left:0pt; margin-right:0pt"><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><font size="3"> </font></span><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><font size="3">Exercícios de Escalas</font></span></p><p style=" margin-left:0pt; margin-right:0pt"><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><font size="3"> </font></span><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><font size="3">Tipo 10: exercícios de escalas ascendentes e descendentes</font></span></p><p style=" margin-left:0pt; margin-right:0pt"><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><font size="3">24 – Tons Vizinhos, Tons Harmônicos e Enarmônicos</font></span></p><p style=" margin-left:0pt; margin-right:0pt"><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><font size="3">25 – Intervalos e Inversões</font></span></p><p style=" margin-left:0pt; margin-right:0pt"><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><font size="3"> </font></span><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><font size="3">Conceito e tabela</font></span></p><p style=" margin-left:0pt; margin-right:0pt"><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><font size="3">26 – Acordes – conceito</font></span></p><p style=" margin-left:0pt; margin-right:0pt"><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><font size="3">27 – Acordes Consonantes – Maiores e Menores</font></span></p><p style=" margin-left:0pt; margin-right:0pt"><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><font size="3">28 – Acordes Dissonantes</font></span></p><p style=" margin-left:0pt; margin-right:0pt"><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><font size="3">29 – Formação dos Acordes</font></span></p><p style=" margin-left:0pt; margin-right:0pt"><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><font size="3"> </font></span><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><font size="3">a- tríades</font></span></p><p style=" margin-left:0pt; margin-right:0pt"><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><font size="3"> </font></span><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><font size="3">b- tétrades</font></span></p><p style=" margin-left:0pt; margin-right:0pt"><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><font size="3"> </font></span><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><font size="3">c- inversões</font></span></p><p style=" margin-left:0pt; margin-right:0pt"><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><font size="3">30 – Cifragem e Simbologia Usual</font></span></p><p style=" margin-left:0pt; margin-right:0pt"><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><font size="3">31 – Transporte de Tonalidades</font></span></p><p style=" margin-left:0pt; margin-right:0pt"><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><font size="3">32 – Arpejos</font></span></p><p style=" margin-left:0pt; margin-right:0pt"><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><font size="3">33 – Dobramentos, Triplicação e Supressão de Notas do Acorde</font></span></p><p style=" margin-left:0pt; margin-right:0pt"><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><font size="3">34 – Acordes Especiais</font></span></p><p style=" margin-left:0pt; margin-right:0pt"><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><font size="3">35 – Acordes com baixo pedal</font></span></p><p style=" margin-left:0pt; margin-right:0pt"><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><font size="3">36 – Posições Especiais</font></span></p><p style=" margin-left:0pt; margin-right:0pt"><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><font size="3"> </font></span></p><p style=" margin-left:0pt; margin-right:0pt"><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><b><font size="3">Teoria Musical 3º Parte</font></b></span></p><p style=" margin-left:0pt; margin-right:0pt"><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><b><font size="3">Harmonização – Noções Básicas</font></b></span></p><p style=" margin-left:0pt; margin-right:0pt"><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><font size="3">37 – harmonia tradicional</font></span></p><p style=" margin-left:0pt; margin-right:0pt"><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><font size="3">38 – Harmonia dos Ritmos mais populares</font></span></p><p style=" margin-left:0pt; margin-right:0pt"><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><font size="3">39 – Relacionamento Melodia/harmonia</font></span></p><p style=" margin-left:0pt; margin-right:0pt"><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><font size="3">40 – Notas Implícitas para improvisação</font></span><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><b><font size="3"> </font></b></span><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><b><font size="3"> </font></b></span><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><b><font size="3"> </font></b></span> </p><p style=" margin-left:0pt; margin-right:0pt"><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><font size="3"> </font></span></p><p style=" margin-left:0pt; margin-right:0pt"><span style="font-family:'Bitstream Vera Sans Mono'"><b><font size="3"> </font></b></span></p></div><br>Prof. Otáviohttp://www.blogger.com/profile/03138637956859658669noreply@blogger.com0