MÉTODO BÁSICO DE VIOLÃO POPULAR
TEORIA
PERCEPÇÃO
HARMONIZAÇÃO POPULAR
PROGRAMA DO CURSO - prof. Otávio – OMB 28.485
I – Apresentação:
-Objetivos Gerais
-Objetivos Específicos
II – História do Instrumento
III – Instrumento – sua apresentação
Manutenção e Cuidados
- cordas
- tarrachas
- rastilho
- braço
- escala
- trastos
- cavalete
- corpo
IV – Onde e Como Utilizar o Instrumento
V – Noções Preliminares da Teoria Musical – 1º Parte
1 – Notação Musical
2 – Notas Musicais
3 – Pauta ou Pentagrama
4 – Claves
5 – Valores Musicais
6 – Ponto de Aumento
7 – Compasso
8 – Andamentos e usos do metrônomo
VI – Afinação – exercícios de percepção sonora
VII – Como Tocar Violão – estilo clássico e popular
A – Mão Direita
1 – Quanto ao toque dos dedos
Indicador – Médio – Anular – Polegar
2 – Preparação da Mão Direita
3 – Simbologia para representação da ação da mão direita
4 – Simbologia para determinar localização das notas musicais
5 – Dedilhado – tipos e nomemclaturas de representação
6 – Uso da palheta
Exercícios da Mão Direita
Tipo 1:
Objetivo – desenvolver movimentação dos dedos indicador, médio e anular
Tipo 2:
Objetivo – desenvolver o uso do polegar direito
Tipo 3:
Objetivo – desenvolver a combinação da ação de todos os dedos
Tipo 4:
Objetivo – percepção sonora dos diversos tipo de dedilhado
Tipo 5:
Objetivo – desenvolver o uso da palheta
B – Mão Esquerda
1 – Quanto ao toque dos dedos:
Indicador – Médio – Anular – Polegar
2 – Preparação da Mão Esquerda
3 – Simbologia para representação da ação da mão direita
4 – Simbologia para determinar a localização das notas musicais – 1º, 2º, 3º, 4º, 5º e 6º Cordas
5 – Relatividade Entre as Cordas
Exercícios da Mão Esquerda
Tipo 6:
Objetivos – Combinação do uso das duas mãos desenvolvendo digitação
Tipo 7:
Objetivos – Pestana simples e completa
Tipo 8:
Objetivos - Aquecimento
VII – TEORIA MUSICAL – 2º PARTE
9 – Acentuação Musical
10 – Acidentes
11 – Ligaduras – melódicas e de expressão
12 – Síncope
13 – Contratempo
14 – Quialteras
15 – Graus da Escala Diatônica
16 – Tons e Semitons
17 – Tonalidade – Ordem dos sustenidos e bemóis – armadura
18 – Representação das Escalas
Exercício de percepção
Tipo 9: audiência de reconhecimento e diferenciação de escalas e tonalidades
19 – Reconhecimento de tonalidade de um trecho ou de músicas
20 – Modos e Escalas de Musicais
21 – Escalas Maiores
22 – Escalas Menores
22.1 – Escalas Menores Harmônicas
22.2 – Escalar Menores Melódicas
23 – Escalas Exóticas
Exercícios de Escalas
Tipo 10: exercícios de escalas ascendentes e descendentes
24 – Tons Vizinhos, Tons Harmônicos e Enarmônicos
25 – Intervalos e Inversões
Conceito e tabela
26 – Acordes – conceito
27 – Acordes Consonantes – Maiores e Menores
28 – Acordes Dissonantes
29 – Formação dos Acordes
a- tríades
b- tétrades
c- inversões
30 – Cifragem e Simbologia Usual
31 – Transporte de Tonalidades
32 – Arpejos
33 – Dobramentos, Triplicação e Supressão de Notas do Acorde
34 – Acordes Especiais
35 – Acordes com baixo pedal
36 – Posições Especiais
Teoria Musical 3º Parte
Harmonização – Noções Básicas
37 – harmonia tradicional
38 – Harmonia dos Ritmos mais populares
39 – Relacionamento Melodia/harmonia
40 – Notas Implícitas para improvisação
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