sábado, 1 de maio de 2010

Escalas Maiores sustenidos #

Como identificar escalas maiores?
     As escalas são formadas por graus. Cada escala maior tem 7 notas musicais consecutivas, uma seguida da outra e tem sua estrutura que se caracteriza por uma determinada organização de tons e semitons.
Para se entender este conceito de escala e seu funcionamento é preciso compreender que é o tom. Tom é a maior distância sonora entre uma nota e a outra subsequente para cima ou para baixo desta. Por exemplo, se temos a nota ré=D, a nota anterior é dó=C e a posterior é mi=E entre cada uma delas, a maior distância é um tom de diferença. Porém entre o dó e o ré há uma nota que chamamos de semitom que é a menor distância sonora entre notas musicais que pode ser, dependendo da escala um dó# ou um réb. Isso acontece claro na música ocidental porque na música oriental indiana ou japonesa, há uma outras notas como 1/4 de tom. 1/8 de tom etc.
Então para se ter uma escala maior é preciso ter-se uma estrutura de tonalidade que é a forma como se agrupam os tons e semitons

Na escala de Dó maior = C temos:


DÓ      RÉ      MI  FÁ      SOL      LÁ      SÍ  DÓ 
1º        2º       3º   4º       5º        6º       7º  8º     são os graus da escala

   1 t   +  1 t  + 1st   +1 t  + 1 t   + 1 t  + 1 st   caracterizam escala maior                   
  Assim toda escala maior terá entre o 3º e 4º e 7º e 8º uma menor diferença entre as notas que é o SEMITOM. Por isso, quando olhamos o teclado do piano entre as teclas do mi e fá e do sí e do dó não há tom e sim semitom por isso não há tecla preta entre elas.
DICAS
1 - a escala de Dó maior não tem acidentes ou seja, não tem sustenidos # ou bemóis b;
2 - as escalas maiores com sustenidos=# são formadas a partir do 5º grau, a primeira é a de dó maior o 5º grau é sol=G e o 5º grau de sol é ré=D e assim sucessivamente;
3 - a cada formação de escala terá uma armadura de clave, ou seja no início de cada música haverá a "montagem" da ordem dos sustenidos ou bemóis que irão indicar a  TONALIDADE DA MÚSICA.
     

Apresento aqui, um link no google docs para visualizar as escalas maiores. Na sequência iremos apresentar as escalas maiores com bemóis, depois as escalas menores, pentatônicas e exóticas.
Bom estudo.

Nenhum comentário: